sábado, 12 de março de 2011

SALAZAR E A REVOLUÇÃO EM PORTUGAL DE MIRCEA ELIADE

DISPONÍVEL NAS LIVRARIAS A PARTIR DE 14 DE MARÇO

É de poucos conhecido o tremendo fascínio que a figura, o ideário e o estilo de governação de Salazar exerceram sobre Mircea Eliade.

SALAZAR E A REVOLUÇÃO EM PORTUGAL

DE MIRCEA ELIADE

http://www.esferadocaos.pt/pt/catalogo_detalhe_ideias128.html

Uma obra inesperada e surpreendente…

Escrito em romeno, em 1942, e publicado apenas em Bucareste, muito badalado na imprensa portuguesa da época mas nunca vertido para a nossa língua, este livro, que acabou por ser esquecido, mais que qualquer outro lançou as bases para a construção do mito luminoso do fundador do Estado Novo, interpretando o seu pensamento e a sua acção política no contexto da «balbúrdia sanguinolenta» em que Portugal, no primeiro quartel do século XX, estava mergulhado.

UMA OBRA DE MIRCEA ELIADE SOBRE SALAZAR NUNCA PUBLICADA EM PORTUGAL. UM ACONTECIMENTO EDITORIAL! UM RETRATO NOTÁVEL DA ÉPOCA, DO POLÍTICO E DAS RAZÕES QUE O LEVARAM A CONQUISTAR E A MANTER O PODER.

Esta obra foi publicada por iniciativa e com a orientação científica do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi coordenada por Carlos Leone, José Eduardo Franco e Rosa Fina.