sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Calendário ecuménico ‘Celebração do Tempo’

2012 tem como tema a identidade nacional e estética de uma comunidade que se nomeou Portugal.

Ø Peter Stilwell, responsável no Patriarcado de Lisboa pelo Diálogo Ecuménico e inter-religioso;
Ø Annabela Rita, Directora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias - CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é responsável pela coordenação e selecção iconográfica e textual (incluindo textos normativos fundantes da Identidade Nacional – os Juramentos de D. Afonso Henriques e de D. João IV)
Ø Rui A. Costa Oliveira, do Centro de Estudos em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, fez a coordenação e organização do calendário das religiões e correspondentes textos explicativos;
Ø Rosa Fina e Sandra Sales, investigadoras do CLEPUL, fizeram investigação e recolha iconográfica e edição de textos literários.
Ø Representantes da Comunidade Hindu de Lisboa, da Comunidade Israelita de Lisboa, da União Budista Portuguesa, da Comunidade Islâmica de Lisboa, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa Grega, da Igreja Ortodoxa Russa, da Aliança Evangélica, da Fé Bahá'i e da Liga dos Chineses em Portugal colaboraram na confirmação dos textos.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Lançamento O Esplendor da Austeridade no Palácio Nacional de Mafra

Vimos por este meio convidá-los a estarem presentes no próximo dia 4 de Dezembro, próximo domingo, pelas 15h, no lançamento da obra O Esplendor da Austeridade, que será apresentada no Palácio Nacional de Mafra.

Este acontecimento estará integrado no dia das celebrações do 300.º aniversário da Princesa Maria Bárbara de Bragança, cujo nascimento a 4 de Dezembro de 1711 esteve na origem da construção do Real Convento de Mafra.

Em anexo enviamos mais detalhes sobre os eventos dessa tarde, que serão alinhados da seguinte forma:

15.00 h - Lançamento da obra O Esplendor da Austeridade - Sala de Diana
16.00 h - Concerto a 6 órgãos na Basílica
18.00 h - Celebração de Missa cantada com órgãos coro e solistas - Missa em Sol maior de Carlos Seixas (1704-1742)

MISSA SOLENE de Acção de Graças pelos 300 Anos do Nascimento da Infanta Maria Bárbara