domingo, 10 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO ORDENS EM PORTUGAL: ARTE EM AGUARELAS PELA MÃO DO PINTOR MONGOL ROUSLAM BOTIEV

O Palácio de Cadaval, em parceria com a Comissão Organizadora do Congresso Internacional Ordens e Congregações Religiosas em Portugal e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, promove uma exposição de pintura em aguarela pelo pintor mongol Rouslam Botiev. Trata-se de um conjunto de 20 quadros que retratam os principais monumentos ligados às ordens religiosas em Portugal (Jerónimos, Batalha, Alcobaça, entre outros), complementados por motivos emblemáticos do imaginário artístico das ordens, tais como figuras grandes do monaquismo, e a recriação de obras alusivas ao imaginário dos primórdios da experiência monástica, como é o exemplo das famosas Tentações de Santo Antão.

Estes quadros únicos foram originalmente pintados para figurarem numa obra monumental, dirigida por José Eduardo Franco, que está a ser preparada para publicação, pela Editora Gradiva, com o Prefácio do Senhor Presidente da República. Intitula-se Mosteiros e Conventos, Ordens e Congregações: 1000 Anos de Empreendedorismo Religioso, Cultural e Artístico em Portugal, e será anunciada no Congresso Internacional Ordens e Congregações Religiosas em Portugal: Memória, Presença e Diásporas, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 2, 3, 4 e 5 de Novembro de 2010.

ROUSLAM BOTIEV, oirat mongol, nascido em 5 de Maio de 1963, natural da República Kalmyk (Mongólia), de nacionalidade russa. Licenciado em Letras, pela Faculdade de Filologia Kalmyk (1985), estudou escultura e pintura com o grand master Stepan Botiev (1985-1990). Fez estágios de escultura e pintura nas Universidades de Rostov e de S. Petersburgo. Ensinou estas duas artes na Mongólia, onde efectuou diversas obras até 2002.

Exposições em Portugal:

2002 – Cascais. Tema: Os Guerreiros Jangar e o Budismo. Aguarela.

2004 – Lisboa. Tema: O Grafismo Oriental. Tinta-da-china.

2005 – Lisboa. Tema: Portugal: O Meu Olhar Asiático. Aguarela.

2006 – Monte Estoril. Tema: Portugal e Trás-os-Montes. Aguarela.

2007 – Caneças. Tema: A Mulher no Mundo. Aguarela.

2008 – Lisboa. Tema: A Arte dos Povos Nómadas da Mongólia. Aguarela.

2010 – Lisboa. Tema: O Homem, o Cosmos e Mitos. Tinta-da-china. Apresentação feita pelo Professor Doutor Vítor Serrão, na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

2010 – Lisboa. Colectiva, no Largo do Carmo. Tema: Mongólia. Tinta-da-china.

A venda de cada aguarela reverte em favor da Organização do Congresso, como forma de apoio

EXPOSIÇÃO ORDENS EM PORTUGAL: ARTE EM AGUARELAS PELA MÃO DO PINTOR MONGOL ROUSLAM BOTIEV


EXPOSIÇÃO ORDENS EM PORTUGAL: ARTE EM AGUARELAS PELA MÃO DO PINTOR MONGOL ROUSLAM BOTIEV - English

Sem comentários:

Enviar um comentário